MACROSECTOR/SILVEIRA: DESEMPENHO DO PIB AGRO VAI SER PRÓXIMA DE 0% EM TODO ANO

Por Leandro Silveira, do Broadcast Agro.

São Paulo, 04/06/2024 – O sócio-diretor da MacroSector, Fabio Silveira, avaliou que o Produto Interno Bruto (PIB) da Agropecuária deverá ficar próximo de 0% em 2024, após recuar 3% no primeiro trimestre, na comparação com igual período do ano passado. Já em relação ao quarto trimestre de 2023, subiu 11,3%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para prever um resultado próximo da estabilidade ante o ano passado, Silveira citou que a safra de grãos será menor do que a de 2023. Porém, esse desempenho vai ser compensado por outras culturas. “A cana-de-açúcar, o café e a laranja podem neutralizar a queda do PIB Agro em 2024”, afirmou ele, ao Broadcast Agro.

De acordo com Silveira, o desempenho negativo do PIB da Agropecuária foi puxado pela retração da safra dos grãos no primeiro trimestre, especialmente a da soja, por causa de condições climáticas adversas. “O resultado se deu em função da seca, que atrapalhou a colheita no primeiro trimestre”, disse.

Na avaliação do sócio-diretor da MacroSector, o trimestre também ficou marcado pela perda de rentabilidade dos produtores, que sofreram com o recuo nos preços de commodities, como a soja e o milho. “Os preços da soja e do milho têm sido muito baixos. Assim, a queda da sensação de riqueza do agro é ainda maior, pela perda de rentabilidade dos setores”, afirmou.

Silveira previu que as anomalias climáticas vão continuar prejudicando a produção agrícola, como têm ocorrido no Rio Grande do Sul. Por lá, o maior efeito em 2024 virá na safra de arroz, como destacou o diretor da MacroSector, embora os danos ainda não possam ser completamente calculados e também não tenham sido estimados pelo IBGE. “As inundações no Rio Grande do Sul vão prejudicar a produção de arroz, mas ainda não sabemos quão grande será esse impacto”, comentou.

Leia a matéria completa em: http://broadcast.com.br/cadernos/agro/?id=ajFITVJLTmlFTmx0d0dJb0JSUFdDUT09